Uma centena de mortos em confrontos entre forças de segurança e radicais islâmicos no norte do país, onde 12 estados seguem a lei islâmica desde 2000
Uma centena de mortos em confrontos entre forças de segurança e radicais islâmicos no norte do país, onde 12 estados seguem a lei islâmica desde 2000Testemunhas locais afirmam que, no extremo nordeste da Nigéria, os confrontos entre forças de segurança da Nigéria e extremistas islâmicos em Maiduguri provocaram uma centena de mortos. Jornalistas locais afirmaram que viram, a 27 de Julho, camiões com dezenas de cadáveres, junto ao posto da polícia de Bauchi, capital do estado de Borno.
Em Maiduguri vigorou o cessar-fogo entre as 19h de segunda-feira e as 6h, de hoje, 28 de Julho. Entretanto cessaram os combates e a cidade está aparentemente calma, referiram as testemunhas. as ruas estavam desertas e polícias e militares patrulhavam a cidade à procura de militantes islamitas.
Os confrontos ocorreram entre islâmicos radicais, membros da seita de talibãs e as forças de segurança. a seita afirma ser composta por estudantes de teologia do afeganistão. a rebelião atingiu quatro estados do norte da Nigéria, nomeadamente Bauchi, Borno, Kano e Yobe. Originário do norte do país, o presidente nigeriano, Umaru Yar’adua, ordenou aos serviços de segurança para entraram em alerta total . O norte da Nigéria é maioritariamente muçulmano e doze estados da região instauraram em 2000 a lei islâmica.