O primeiro bispo de Macau, de etnia chinesa, faleceu a 27 de Julho. O prelado emérito, Domingos Lam, tinha 81 anos
O primeiro bispo de Macau, de etnia chinesa, faleceu a 27 de Julho. O prelado emérito, Domingos Lam, tinha 81 anosPerdemos o nosso pastor, que foi o primeiro bispo depois da transição de Macau para a administração chinesa. José Lai recordou Domingos Lam enquanto homem simpático, muito trabalhador e eficiente. Morreu aos 81 anos, no hospital Kiang Wu, vítima de doença prolongada.
O primeiro bispo de Macau, de etnia chinesa, prevendo um grande aumento da população de Macau, criou três quase paróquias juntando-as às seis paróquias existentes para preparar um trabalho futuro junto da população, referiu o actual prelado à Lusa. O seu trabalho foi dedicado à diocese e à cidade, já que foi membro da comissão de redacção da Lei Básica, a mini-constituição que rege o modo de vida local.
Natural de Hong Kong, onde nasceu a 9 de abril de 1928, Domingos Lam chegou a Macau em 1931 e foi ordenado padre da Igreja católica a 27 de Dezembro de 1953.
Em Setembro de 1987 foi ordenado bispo-coadjutor e um ano depois, a 6 de Outubro, com 51 anos, substituiu arquimínio da Costa como bispo da diocese local, tornando-se no primeiro bispo chinês da cidade.