a líder birmanesa da Liga Nacional para a Democracia, aung San Suu Kyi, foi nomeada embaixadora da Consciência pela amnistia Internacional,
a líder birmanesa da Liga Nacional para a Democracia, aung San Suu Kyi, foi nomeada embaixadora da Consciência pela amnistia Internacional,Esta é a maior honra atribuída pela amnistia Internacional. aung San Suu Kyi permaneceu um símbolo de esperança, coragem e de defesa imortal dos direitos humanos, afirmou a secretária-geral da amnistia Internacional. Irene Khan lembrou que o partido Liga Nacional para a Democracia ganhou as eleições legislativas de 1990, mas o regime militar recusou ceder o poder.
Suu Kyi passou 14 dos últimos 20 anos sob detenção domiciliária e poderá ser condenada a uma pena máxima de cinco anos de prisão se for declarada culpada no actual julgamento por violação das condições da prisão domiciliária.com este gesto, a organização de defesa dos direitos humanos afirma esperar contribuir para dissuadir o Governo militar birmanês de aplicar novas punições à prémio Nobel da Paz de 1991, actualmente com 64 anos.