Durante a visita pela Ásia, o secretário-geral da ONU realçou o papel da China no combate ao aquecimento global e os esforços da Mongólia no cumprimento dos Objectivos do Milénio
Durante a visita pela Ásia, o secretário-geral da ONU realçou o papel da China no combate ao aquecimento global e os esforços da Mongólia no cumprimento dos Objectivos do MilénioO secretário-geral das Nações Unidas (ONU)iniciou, a 26 de Julho, uma visita pela Mongólia, após uma breve passagem pela China. No seu primeiro dia, Ban Ki-moon, sublinhou que o país tem desenvolvido esforços exemplares no cumprimento dos Objectivos do Milénio. O governo da Mongólia foi elogiado pelas suas acções de luta contra problemas sociais e pela transição democrática e económica efectuada com sucesso. Em fins de Maio, o partido democrático, liderado por Tsakhiagiin Elbegdorj, ganhou as eleições presidenciais derrotando o partido revolucionário do povo mongol, alvo de fortes críticas da população.
Ban Ki-moon visitou uma comunidade mongol de pastores de forma a observar os problemas de desertificação que afectam as populações locais. Lembrou que o país deveria empenhar-se na adaptação aos efeitos do aquecimento climático, ao mesmo tempo que aposta no desenvolvimento da sua economia.
O secretário-geral da ONU conclui na Mongólia uma visita oficial, iniciada na China, com o objectivo de discutir o combate às alterações climáticas. Durante asua estadia, Ki-moon considerou que a China deve servir de modelo na luta contra o aquecimento global. Defendeu queo paístinha responsabilidades acrescidas, de acordo com a sua posição de potência global. O papelque ocupano combate aos problemas climáticos é fundamental ao sucesso das negociações para um novo acordo climático, em Copenhague, assegurou o responsável.