Este ano não se realizou o Campo de Trabalho Missionário em Portugal. a irmã Inácia partilha com os leitores da Fátima Missionária, alguns detalhes do Campo onde esteve
Este ano não se realizou o Campo de Trabalho Missionário em Portugal. a irmã Inácia partilha com os leitores da Fátima Missionária, alguns detalhes do Campo onde esteveO campo iniciou-se dia 17 de Julho e terminou dia 20 do mesmo mês, em São Miguel de Salinas na Espanha, lugar turístico perto da praia. O grupo era formado por 17 jovens provenientes de alicante, Málaga, Madrid, Granada, Saragoça. a acompanhá-los uma equipa missionária de dois padres, dois teólogos, dois leigos e uma irmã.
O pároco que nos acolheu, Padre Lucas, diocesano, pediu-nos ajuda para organizar alguns ambientes da paróquia: salão paroquial, campanário, e outros ambientes de depósito. Este foi o nosso trabalho de apoio à paroquia que nos acolheu.
O sacerdote falou com a câmara municipal e dispensaram-nos o centro juvenil onde nos acomodámos: camaratas para dormir, refeitório, e além de mais, fizeram para a nossa chegada umas casas de banho e duches de primeira classe. a cozinha era fora dos ambientes, ocasional, preparada no momento.
O projecto, pelo qual trabalhámos, é para o Congo: recolher fundos para apoiar as crianças de um centro nutricional e para uma escola infantil em Isiro, onde trabalham os Leigos Missionários da Consolata (LMC) de Espanha, em colaboração com o Instituto Missionário da Consolata (IMC).
além do trabalho da limpeza paroquial percorremos, de segunda a sexta-feira, a aldeia, divulgando a informação e pedindo algo para realizar um bingo solidário no sábado a noite, depois da Santa Missa e procissão de Nossa Senhora do Carmo de quem era festa. Tivemos bom acolhimento e resposta por parte da população em geral e turistas estrangeiros.
O nosso não foi sótrabalho manual mas tivemos tempo também para formação humana e espiritual. O tema que quisemos dar ao campo para nossa formação foi: a Vida e sobre a Vida trabalhámos todos os dias do campo, em particular sobre os valores da Vida.
Houve um vídeo fórum nos ajudou a reflectir sobre este tema, com a visualização dos filme Bella e Horton. a primeira película mostrava a opção entre a vida e o aborto. a segunda película mostrava a essência da vida: o ser pequeno e diferente não é motivo para ser discriminado. Outra formação foi a visita de um médico voluntário da associação pró- vida criando um mini debate sobre a opção da vida como cristão católico praticante.
a última formação foi o testemunho missionário de um casal LMC espanhol que trabalhou no Congo e nos projectou um power point sobre a situação da Republica Democrática do Congo e a região de Isiro. Tivemos, também, momentos de lazer: uma tarde na praia e uma manhã na piscina municipal.
a população gostou muito da nossa presença e fomos chamados com o nome de monges que vivem no centro juvenil. Para os jovens participantes foi uma experiência bonita de partilha, de solidariedade, de amizade, e para os novos que participavam pela primeira vez deixou umas saudades para o próximo ano, diminuídas pela convivência que se realizará no próximo Natal.