O objectivo é financiar cursos de licenciatura na área das ciências naturais, com as primeiras quatro senhoras a estudar medicina
O objectivo é financiar cursos de licenciatura na área das ciências naturais, com as primeiras quatro senhoras a estudar medicinaNuma fase inicial, o apoio tem a duração de três anos e destina-se à concessão de bolsas de estudo de 2. 500 euros por ano para financiar as despesas escolares das estudantes nas áreas técnicas e ciências naturais, adianta a Lusa.
as bolsas foram atribuídas à Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), ao abrigo de um acordo assinado com o Instituto Português de apoio ao Desenvolvimento (IPaD). Mais de 120 jovens moçambicanas beneficiam de bolsas de estudo, através da FDC que é apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, agência de cooperação espanhola e empresas moçambicanas.
Os nossos critérios de atribuição são o mérito académico e necessidade económica apontou o director executivo da Fundação moçambicana. Narciso Matos acrescentou que, sem a bolsa, aquelas mulheres não conseguiriam estudar.
No final de uma visita de quatro dias a Moçambique, o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, que presenciou a assinatura do memorando afirmou que o acordo representa o primeiro passo da parceria entre a cooperação portuguesa e o FDC, resultante de contactos mantidos em Portugal com a presidente da fundação, Graça Machel. João Cravinho ressalta o valor simbólico deste protocolo e salienta que se houver interesse, não há razão nenhuma para não alargarmos o âmbito desta cooperação.