Um programa que ajuda antigos militares desmobilizados a criarem o seu negócio é um sucesso. E um exemplo a integrar nas operações de paz
Um programa que ajuda antigos militares desmobilizados a criarem o seu negócio é um sucesso. E um exemplo a integrar nas operações de pazCultivar tomates, criar frangos, lavar carros ou alugar materiais para festas. Os antigos combatentes da guerra civil na Costa do Marfim encontram emprego em pequenos negócios, centenas de novas empresas e projectos-piloto, no âmbito de uma iniciativa das Nações Unidas que visa a reintegração destes ex-combatentes nas suas antigas comunidades.
O programa de quatro milhões de dólares (2,81 milhões de euros) para o desarmamento, desmobilização e reintegração destes antigos militares, executado em conjunto pela missão de paz das Nações Unidas na Costa do Marfim pelo Programa das Nações Unidas de Desenvolvimento (PNUD), está a apoiar entre três mil a quatro mil ex-combatentes. Teve início em agosto do ano passado.
YJ Choi, que é representante especial do secretário-geral das Nações Unidas para a Costa do Marfim e chefe da missão de paz no país (conhecida por UNOCI), disse que a iniciativa foi tão bem sucedida que deve ser introduzida em todas as operações de manutenção da paz.