O crime de Ri Hyon Ok foi ter distribuí­do a Bíblia num país comunista, onde é proibida. Valeu-lhe a execução
O crime de Ri Hyon Ok foi ter distribuí­do a Bíblia num país comunista, onde é proibida. Valeu-lhe a execução a mulher cristã, de 33 anos, foi executada publicamente, em Junho por ter alegadamente distribuído a Bíblia, proibida naquele país comunista, denunciaram activistas sul-coreanos. Ri Hyon Ok, acusada de espiar para a Coreia do Sul e para os Estados Unidos e de organizar dissidentes, foi executada na cidade de Ryongchon, cidade do noroeste da Coreia do Norte perto da fronteira com a China.
No dia seguinte à execução (realizada a 16 de Junho), pais, marido e três filhos foram mandados para um campo-prisão para políticos na cidade de Hoeryong, nordeste do país, adianta a Lusa. Um relatório anual de organizações de direitos humanos sul-coreanas que operam na Coreia do Norte revela que as execuções públicas naquele país têm registado uma diminuição nos últimos anos, mas continuam a ser aplicáveis.
a Coreia do Norte afirma que garante a liberdade de religião aos cerca de 24 milhões de habitantes. No entanto, o culto de personalidade em torno do fundador Kim Il-Song e o filho, o actual líder Kim Jong-Il, funciona como uma religião do Estado comunista.
Há três igrejas, uma católica e duas protestantes, autorizadas na Coreia do Norte. Mas só os fiéis estrangeiros podem participar nas celebrações, estando vedado o acesso aos norte-coreanos.