O novo bispo da diocese de Santiago, em Cabo Verde, é arlindo Furtado. O prelado estava na diocese do Mindelo desde Fevereiro de 2004
O novo bispo da diocese de Santiago, em Cabo Verde, é arlindo Furtado. O prelado estava na diocese do Mindelo desde Fevereiro de 2004arlindo Furtado sucede a Paulino Évora no governo da diocese de Santiago, a mais antiga de África. O prelado pediu a renúncia do cargo que ocupava desde 1975. a diocese de Santiago foi criada pelo Papa Clemente V, em 31 de Janeiro de 1533 a pedido de D. João III.
O novo bispo tem 59 anos e é natural da paróquia de Santa Catarina, ilha de Santiago. Estudou nos seminários de São José, na cidade daPraia, e mais tarde no de Coimbra, antes de realizar uma pós-graduação em Sagrada Escritura, em Roma.
De regresso a Cabo Verde, exerceu os cargos de reitor do Seminário menor na Praia e de vigário-paroquial, antes de ser nomeado bispo do Mindelo, por João Paulo II, e agora bispo de Santiago.
O executivo de Cabo Verde considera que esta nomeação é o reconhecimento pelo contributo que tem dado à Igreja Católica, através do incansável trabalho que vem fazendo junto do povo cabo-verdiano, salientou a ministra da Presidência do Conselho de Ministros e dos assuntos Parlamentares.
Janira almada, adianta a agência Inforpress, felicitou o novo prelado, que será empossado em Setembro. O governo reconhece e valoriza o trabalho do bispo arlindo Furtado especialmente pela atenção dada às questões sociais, com a permanente preocupação de auxiliar e apoiar os mais vulneráveis.