Interesses económicos favorecem os conflitos no Kivu, a leste do Congo. a região fornece até 80 por cento de tantálio, usado em vários sectores da indústria internacional
Interesses económicos favorecem os conflitos no Kivu, a leste do Congo. a região fornece até 80 por cento de tantálio, usado em vários sectores da indústria internacionalUm relatório da organização da Global Witness defende que a exploração de recursos minerais, nomeadamente o coltan, detém um papel determinante nos conflitos da zona leste da República Democrática doCongo, no Kivu. Os confrontos entre o exército congolês e rebeldessão responsáveis pormilhares de mortos, muitos deles civis, e milhares de deslocados. O documento acusa grandes empresas de exploração mineira, europeias e asiáticas, de incentivar os conflitos sangrentos, negociando com os grupos armados, que controlam a zona leste do país. as multinacionais são acusadas de colaborar, através de mediadores locais, com os rebeldes com quem dividem territórios e zonas ricas em minerais.
a região de Kivu é rica em vários minerais, entre os quais encontramos o estanho, o ouro, e o tão importante coltan que dá origem ao tantálio, utilizado na indústria aeronáutica, aeroespacial, e de armamentos. Segundo a agência Fides que cita um relatório da organização francesa École de Guerre Économique, a Europa e os Estados Unidos são totalmente dependentes das reservas estrangeiras de coltan. apesar da austrália e do Brasil também exportarem grandes quantidades desse material, o coltan do Congo representa entre 60 e 80 por cento das reservas mundiais de tantálio.