apesar de ser na írea Metropolitana do Porto que se encontram as duas maiores fortunas nacionais, empresas líderes sectoriais e mundiais e a maior associação de jovens empresários
apesar de ser na írea Metropolitana do Porto que se encontram as duas maiores fortunas nacionais, empresas líderes sectoriais e mundiais e a maior associação de jovens empresáriosOs dados são do Estudo sobre a pobreza na região norte de Portugal, elaborado pelo Centro de estatística da associação nacional das Pequenas e Médias Empresas (PME) e pela Universidade Fernando Pessoa para a Comissão Europeia. a região Norte aparece entre as 30 mais pobres das 254 regiões da União Europeia a 25, enquanto Trás-os-Montes é classificada como a sub-região mais pobre da União Europeia a 27.
O documento indica que em 2009, existe um milhão de pobres na região, enquanto que, em 2005/2006, foram contabilizados 693 mil pobres. a justificação para este aumento fica a dever-se ao encerramento de muitas unidades fabris e da falência de outras empresas, que levaram ao despedimento de milhares de trabalhadores, com a consequente redução dos seus rendimentos.
Os números põem em causa a aplicação dos fundos comunitários, na região. Desde o início da década até 2006, foram canalizados mais de 7 mil milhões de euros comunitários para combater a pobreza, adiantou o presidente da associação nacional das PME. O dinheiro investido não atingiu os objectivos, resumiu Fernando augusto Morais, criticando o desperdício, refere a Lusa.
O estudo aponta para várias situações de pobreza extrema, privação e precariedade. a face mais visível desta ‘nova pobreza’ é o aumento dos pedidos de ajuda alimentar junto das instituições de solidariedade social, muitas vezes, na sombra do anonimato, onde se identificam professores desempregados e muitos outros técnicos superiores.