O fim de um conflito é apenas o primeiro passo para consolidação pacífica de um país ou região. apoio internacional é essencial nos dois anos seguintes
O fim de um conflito é apenas o primeiro passo para consolidação pacífica de um país ou região. apoio internacional é essencial nos dois anos seguintesacabar com a guerra é apenas o primeiro passo para consolidação da paz. Por isso é necessário coordenar e planear bem o apoio internacional que deve ser dado para garantir a consolidação da estabilidade de um território, no rescaldo desse conflito, defendeu esta quarta-feira o secretário-geral das Nações Unidas.
Falando ao Conselho de Segurança da ONU, Ban Ki-moon defendeu que a paz implica a criação das instituições e a [construção da] confiança que conduzirá pessoas em frente para um futuro pacífico.
Existe um tempo crucial de dois anos após o fim das hostilidades, quando persiste a insegurança e a paz é frágil, acrescentou. Se a paz é para ser sustentável, a comunidade internacional deve aproveitar ao máximo esse momento e prestar o apoio adequado na altura certa, rematou Ki-moon.