“amaSénior” ” Projecto de apoio alimentar é apresentado sábado, 25 de Julho, pelo Município da amadora. Vai funcionar na Fundação aFID Diferença, Quinta do paraíso, Bairro do Zambujal
“amaSénior” ” Projecto de apoio alimentar é apresentado sábado, 25 de Julho, pelo Município da amadora. Vai funcionar na Fundação aFID Diferença, Quinta do paraíso, Bairro do ZambujalO objectivo é o fornecimento da alimentação em dias feriados e fins-de-semana, a idosos e/ou pessoas isoladas, que já beneficiem, em dias úteis, das valências de serviço de apoio domiciliário e Centro de dia, adianta a autarquia em comunicado. O projecto envolve a Câmara Municipal da amadora e três instituições parceiras que actuam no território nesta área de intervenção – a Fundação aFID Diferença (Fundação de Solidariedade Social), a Santa Casa da Misericórdia da amadora e a Sociedade Filarmónica Recreio artístico e apoio Social da amadora – Quinta de S. Miguel.
Com o amaSénior – Projecto de apoio alimentar, pretende-se rentabilizar os recursos existentes no município, nomeadamente as cozinhas de instituições que funcionam aos fins-de-semana e feriados, efectuar a distribuição de refeições no domicílio dos idosos aos fins-de-semana e feriados, alargar o fornecimento de refeições aos idosos de 5 para 7 dias, e melhorar a qualidade de vida dos idosos nas suas habitações, revela a Câmara. a autarquia de amadora irá ainda apoiar financeiramente as instituições parceiras para o reforço dos colaboradores para apoio a este projecto, assim como comparticipará os utentes com baixos recursos económicos.
Os utentes que podem vir a beneficiar deste apoio têm que obrigatoriamente estar inscritos numa Instituição do concelho e já beneficiarem de apoio ao nível de uma resposta social (Centro de Dia ou Serviço de apoio Domiciliário). O amaSénior irá ter abrangência concelhia, ficando cada instituição responsável pelo apoio numa zona específica do território.