Recusam qualquer contacto com exterior, por medo de verem repetidas tragédias passadas. O governo tem de proteger os Índios e impedir a exploração dos seus territórios
Recusam qualquer contacto com exterior, por medo de verem repetidas tragédias passadas. O governo tem de proteger os Índios e impedir a exploração dos seus territóriosalgumas tribosíndigenas da amazónia estão em perigo de desaparecer. Só na floresta do Peru, 15 pequenas comunidades de índioscorrem orisco de extinção, segundo a organizaçãonão governamentalSurvival. Vivem nas zonas mais profundas da amazónia e defrontam-se com graves problemas, que afectam a suas terras e o seu modo de vida. São eles os Cacataibos, os Isconahua, os Matsigenka, os Nanti e os Yora, entre outras tribos.
Por vontade própria, mantêm-se isolados do mundo. amemória de episódios de grande violência, ocorridos no passado, incentiva-os a recusarem qualquer contacto com exterior e aprevenirem-se de ameaças externas. Um dos grandes perigos do contacto com pessoas estranhas à comunidade é a transmissão de doenças. Devido ao isolamento a que se sujeitam, os indígenas acabam por tornar-se mais vulneráveis a doenças infecciosas ocidentais. Entre a década de 1970 e 1990, os contactos iniciados com algumas das tribos indígenas da amazónia, quer no Brasil quer no Peru, resultaram na morte de grande parte deles. Em algumas, só resistiram os mais idosos, comprometendo assim o futuro dos grupos.
Outros graves problemas que os índios enfrentam são as empresas exploradoras de petróleo, a exploração de madeira e outras formas de extracção de recursos naturais da floresta. a organização apela a que o governo do Peru protejaos indígenas isolados, reconhecendo-os como legítimos proprietários das terras que ocupam e proibindo qualquer forma de exploração nesses territórios.