Mais de duas mil aldeias e cerca de sete mil pessoas já em risco de fome. é este o sinal de alarme para os perigos da morte de peixes na bacia do rio Zambeze
Mais de duas mil aldeias e cerca de sete mil pessoas já em risco de fome. é este o sinal de alarme para os perigos da morte de peixes na bacia do rio ZambezeUma doença mortal está a matar os peixes na bacia do rio Zambeze, em África, pondo em causa a subsistência e o acesso a alimentos de milhões de pessoas que vivem nas zonas rurais. a ameaça é tão grave que em breve pode atingir outras partes do continente, advertiu esta terça-feira a Organização para a alimentação e a agricultura (FaO).
O país mais afectado é a Zâmbia, que cobre dois terços da bacia de quase 1,4 milhões de quilómetros quadrados do rio, com mais de duas mil aldeias e cerca de sete mil pessoas já em risco de fome, uma vez que o peixe do rio é uma importante fonte de renda nesta zona rural e a mais barata fonte de proteína, segundo a FaO.
Esta doença, denominada de síndrome ulcerativa epizoótica, é causada por um fungo que forma lesões profundas nos peixes e resulta em altas taxas de mortalidade das espécies piscícolas. a ameaça atinge o equilíbrio do ecossistema.