Ban Ki-Moon anunciou a sua visita à China e Mongólia. O objectivo é discutir o combate ao aquecimento global, sendo a China um dos países que mais polui, no mundo
Ban Ki-Moon anunciou a sua visita à China e Mongólia. O objectivo é discutir o combate ao aquecimento global, sendo a China um dos países que mais polui, no mundoO secretário-geral das Nações Unidas, inicia uma visita à China, a 24 de Julho, para discutir com os dirigentes a questão do aquecimento global e as negociações sobre o Protocolo de Quioto, tratado internacionalpara o combater. as conversações incidirão, particularmente, sobre o papel do paísno combate aos problemas do clima, e particularmente na libertação de gases estufa. Está prevista a participação de Ban Ki-Moon num evento sobre eficiência energética com lâmpadas de baixo consumo.
O secretário-geral da ONU, defende metas mais imediatas na luta contra os problemas climáticos. É apoiado por vários países, directamente afectados pelos efeitos do aquecimento global. Cabo verde é uma dessas nações e tem realizado grandes esforços na protecção do ambiente e de espécies ameaçadas. antónio Lima, embaixador do país nas Nações Unidas, apontou para a elevação do mar, aquecimento da temperatura global terrestre para um máximo de 1,5 graus Célsius e para uma necessária redução de pelo menos 45 por cento das emissões de gases poluentes. Dirigentes africanos estiveram presentes na cimeira do G8 (oito mais ricos e Rússia), em L’Áquila, Itália, para afirmarem a sua posição quanto aos problemas do clima e exigirem medidas eficazes.