Se é verdade que os refugiados raramente se conseguem integrar nas regiões onde se estabelecem, também é certo que voltar a casa pode ser ainda mais complicado
Se é verdade que os refugiados raramente se conseguem integrar nas regiões onde se estabelecem, também é certo que voltar a casa pode ser ainda mais complicadoMilhares de deslocados do Paquistão começaram a regressar, há uma semana, para as suas terras de origem. algumas das regiões, atingidas pelos combates, ainda não estão preparadas para receber de novo os seus habitantes. Os refugiados que retornam, por iniciativa própria, terão dificuldades em recomeçar uma vida nova. a noroeste, nos distritos de Buner e Swat, em Makaland, a segurança das populações ainda não está totalmente assegurada. a economia foi derrubada com a violência dos conflitos: bancos fechados, bens de consumo escassos e caros, fábricas de mármore, importante fonte de emprego, fechadas. Água, luz, saneamento, só nas grandes cidades.
a Cruz Vermelha (CV)e o Crescente Vermelho do Paquistão actuam junto de centenas de milhares de pessoas que ainda não regressaramàs suas terrase continuam em campos de deslocados. Forneceu alimentos e melhorou o acessoà água potável e instalações sanitárias para mais de 116 mil pessoas, no distrito de Dir. a CVtem ajudado os refugiados a restabelecer laços com os seus familiares e a reconstruir famílias desintegradas. alerta-os ainda para o perigo de minas e engenhos explosivos, com o qual se podem deparar no regresso acasa.