“Tem mostrado que uma pessoa pode fazer a diferença face à injustiça, aos conflitos, à pobreza e à doença”, elogia Ki-moon nos 91 anos do líder sul-africano
“Tem mostrado que uma pessoa pode fazer a diferença face à injustiça, aos conflitos, à pobreza e à doença”, elogia Ki-moon nos 91 anos do líder sul-africanoÉ um cidadão global exemplar que inspirou pessoas em todo o mundo e ao longo das gerações. Foi assim que Ban Ki-moon falou de Nelson Mandela ao celebrar o 91º aniversário daquele que foi o Presidente fundador do pós-apartheid na África do Sul e laureado com o Prémio Nobel da Paz.
ao falar num evento em Nova Iorque, realizado no fim-de-semana, em homenagem à contribuição de Mandela para uma África do Sul democrática e multirracial e os seus esforços continuados e incansáveis para promover a paz e a dignidade humana em todo o mundo, o secretário-geral da ONU sublinhou que na verdade, Nelson Mandela é uma encarnação viva dos maiores valores das Nações Unidas.
Ki-moon falou da capacidade de Mandela inspirar os outros, salientando que muitas pessoas, diante dos seus problemas, encontraram muito consolo e forçano exemplo do homem que sonhou com o país arco-íris. acima de tudo, [Mandela] tem mostrado que uma pessoa pode fazer a diferença face à injustiça, aos conflitos, à pobreza e à doença.
Na festa, que contou com a presença de alunos provenientes da África do Sul, o secretário-geral das Nações Unidas recordou uma reunião que teve com Nelson Mandela, no início deste ano. Eu tive a oportunidade de lhe agradecer tudo o que ele fez pelos seus pares sul-africanos e por todos nós , disse. Mas ele não quis ouvir o meu louvor. Insistiu em que tudo que o que tinha feito não tinha sido feito por ele, mas por muitos outros, muitos dos quais ele nunca conheceu.