Dedicada a São Cristóvão, a paróquia da Caranguejeira, presta homenagem ao seu padroeiro com uma festa caracterizada apenas por iniciativas de í­ndole religiosa
Dedicada a São Cristóvão, a paróquia da Caranguejeira, presta homenagem ao seu padroeiro com uma festa caracterizada apenas por iniciativas de í­ndole religiosaO Jubileu de São Cristóvão é uma tradição religiosa com origem no ano de 1830, iniciativa do então pároco antónio Bernardino Ribeiro de abreu. O pedido do jubileu do padroeiro foi concedido pelo Papa Pio VIII a 5 de Fevereiro de 1830 que ao mesmo tempo concedia uma Indulgência Plenária a todos os fiéis cristãos de ambos os sexos que visitarem, devotamente, a supra mencionada igreja (referia-se à igreja paroquial) no dia 25 de Julho e aí, por um certo espaço de tempo, rezarem, com devoção, pelas intenções de Sua Santidade, desde as primeiras vésperas até ao pôr-do-sol do dito dia. . Era então bispo de Leiria D. João da Fonseca Manso.
Este ano as celebrações iniciam-se na véspera, sexta-feira dia 24, com missa da vigília às 21h00 seguida de tempo para confissões. No sábado, dia 25, o Jubileu inicia-se com a celebração da missa às 8h00, a que se segue a exposição do Santíssimo Sacramento que ficará exposto até às 19h00. a adoração ao longo do dia será assegurada pelos vários ramos da paróquia e coordenada pelos ministros extra-ordinários da comunhão. Das 8h30 às 10h00 haverá confissões. Às 19h00 será celebrada Eucaristia com pregação e procissão pelas ruas da vila. a presidir estará o sacerdote franciscano natural desta freguesia, padre antónio Silva, Comissário da Custódia da Terra Santa e Cavaleiro-Comendador da Ordem do Santo Sepulcro.