O presidente da câmara admite que o problema está longe de ser resolvido. Mais de metade da população do concelho não tem acesso à água potável
O presidente da câmara admite que o problema está longe de ser resolvido. Mais de metade da população do concelho não tem acesso à água potávelSão Salvador é o único concelho de Cabo Verde que não atingiu o sétimo Objectivo do Milénio, segundo o presidente da câmara. Trata-se da sustentabilidade ambiental, dentro do qual se inserem os recursos naturais. Na localidade cabo-verdiana, somente 45 por cento da população tem acessoà água potável, avança a agência Inforpress. Uma em cada dez pessoas tem o serviço de água canalizada, mas que raramente chega às torneiras. Há mais de um ano que as torneiras na localidade de achada Leitão estão secas.
Três camiões autotanques da câmara deslocam-se diariamente às regiões necessitadas, como forma de solucionar o problema. Cada família tem direito a 200 litros de água pela quantia de 70 escudos. Porém, o serviço não consegue atender as necessidades de todos os habitantes que, por vezes, ficam uma semana sem água. São obrigados a deslocarem-se a localidades vizinhas, para poderem adquirir um bem primário e essencial. Covão Grande é uma das zonas maisafectadas do concelho. Desemprego e pobrezapersistem entrea população, de modo que, muitos são obrigados a consumir água contaminada. Não têm recursos para assumir os gastos relativos ao produto e deslocação necessária.