a Colômbia é um dos países com mais refugiados, no mundo, e dos mais perigosos. Os conflitos armados fizeram cerca de 400 mil refugiados, em 2008
a Colômbia é um dos países com mais refugiados, no mundo, e dos mais perigosos. Os conflitos armados fizeram cerca de 400 mil refugiados, em 2008O número de pessoas que abandonaram as suas casas devido aos conflitos armados, na Colômbia, aumentou em 2008. Só no ano passado, 380 mil tiveram de fugir das suas zonas de residência, o que representa um aumento de 24 por cento, em relação ao anterior. De acordo com um relatório da amnistia Internacional, contam-se entre três e quatro milhões de deslocados, dentro do próprio país. 500 mil pessoas procuraram refúgio além fronteiras, em países vizinhos.
a grande maioria dessa população procura fugir aos conflitos armados internos que opõemo exércitoe grupos de rebeldes guerrilheiros. apesar dos vários apelos da amnistia Internacional e outras organizações para que os civis não sejam englobados nos confrontos, muitas pessoas inocentes continuam a morrer durante os conflitos. Indígenas, pequenos agricultores e afro-americanos sãoos quemais sofrem, por viverem em zonas de interesse estratégico ou económico para os combatentes.
Estima-se que entre quatro e seis milhões de hectares foram roubados a essas comunidades pelos grupos armados. Grande parte dos refugiados são discriminados, nos locais onde se estabelecem, e têm poucas hipóteses de regressar às suas terras de origem. a terrível situação humanitária da Colômbia é um dos dramas mais bem escondido da nossa época e desmente as afirmações do governo colombiano, segundo o qual, o país já teria ultrapassado um passado difícil, assegura o director de projecto da aI, para a américa. Marcelo Pollack afirma que enquanto as autoridades da Colômbia não reconhecerem as consequências do conflito, os direitos fundamentais de milhões de pessoas não serão respeitados.