após terem chegado ao sul, muitos jovens norte-coreanos enfrentam dificuldades na inserção no sistema social e educacional do país irmão
após terem chegado ao sul, muitos jovens norte-coreanos enfrentam dificuldades na inserção no sistema social e educacional do país irmãoO governo sul-coreano anunciou novas medidas de apoio aos jovens norte-coreanos, os quais têm encontrado muitas dificuldades no competitivo sistema educacional do sul. a maioria dos estudantes provenientes do estado comunista revela sérias dificuldades não só com o sistema educacional em si, mas também com as barreiras culturais e até mesmo linguística.
Segundo o ministro da educação, ahn Byong-man, as autoridades do Sul querem ajudar os jovens refugiados a tornarem-se cidadãos integrados e activos na sociedade. Este comentário foi feito durante a visita do ministro à escola de Yeomyung, no centro de Seul. Esta escola é privada e destina-se exclusivamente ao ensino dos jovens norte-coreanos, os quais requerem um sistema de ensino especial.
Para os estudantes que frequentam escolas estatais, o ministério prevê que esses estabelecimentos tenham programas de apoio de carácter individual, durante e após o período normal das aulas, em que os jovens sejam acompanhados e ajudados, na difícil tarefa de adaptação a este novo mundo. Outra proposta do ministério inclui a criação de novas instituições de ensino especial privadas.
O número de refugiados norte-coreanos com idades entre os 6 e os 20 anos tem subido anualmente: dos 724, em 2005, para 1. 319, em 2009. Este ano, já chegaram à Coreia do Sul cerca de 1. 478.