O Zambujal é a menina dos olhos do Instituto Missionário da Consolata em Portugal. Situado na periferia de Lisboa é o ‘ad gentes’
O Zambujal é a menina dos olhos do Instituto Missionário da Consolata em Portugal. Situado na periferia de Lisboa é o ‘ad gentes’Henriqueta (ketta) Cabral, Leiga Missionária da Consolata (LMC) desde 2007, tem acompanhado o trabalho desenvolvido no Zambujal. ali missionários, missionárias e Leigos trabalham em conjunto, num bairro que junta pessoas de diferentes proveniências e considerado problemático. Desde 1992 que se encontra ali presente o Instituto Missionário da Consolata.
Tínhamos sonhos muito bonitos, e alguns até foram concretizados, afirmou a Leiga na sessão comemorativa dos dez anos dos LMC, a 18 de Julho, em Águas Santas. No entanto, é difícil chegar a um entendimento. Ketta manifestou tristeza por ter chegado a meio do trabalho e a equipa não ter conseguido avançar mais.
Gostava de ver muita coisa construída, é um trabalho muito bonito, adiantou a jovem. a presença no Zambujal é bastante significativa para aquela comunidade.
O trabalho do Instituto naquele bairro começou em 1992. Enquanto Jovem Missionária da Consolata (JMC), Ketta começou a acompanhar os jovens nas aulas de viola e acompanhamento musical nas celebrações eucarísticas. ao longo dos anos têm sido desenvolvidas diversas actividades como cursos, catequese, entre outras. No Zambujal, diz sentir-se, enquanto leiga, parte de uma família.