O Serviço jesuíta a Refugiados (JRS) organiza um seminário sobre «Direitos humanos e destituição», a 23 de Julho, em Lisboa
O Serviço jesuíta a Refugiados (JRS) organiza um seminário sobre «Direitos humanos e destituição», a 23 de Julho, em Lisboa a iniciativa tem início às 9h e decorrerá no Centro de informação urbana de Lisboa, no Fórum Picoas. O seminário pretende reflectir sobre a realidade dos estrangeiros destituídos em Portugal, identificando problemas e apontando soluções, adianta a organização.
No dia 10 de Dezembro, Dia internacional dos direitos humanos, o JRS pretende lançar um livro com os contributos (debates e conteúdos) deste seminário. as inscrições são gratuitas, mas sujeitas à disponibilidade de vagas. Consulte o programa de 23 de Julho.
O termo destituição, neste caso, refere-se à população migrante e compreende três dimensões: privação de bens materiais, total falta de controlo sobre a própria vida e situação de exclusão social. No âmbito da situação de crise, pode provocar vulnerabilidade, sendo uma ameaça aos direitos humanos, aponta o JRS.