O país está perto do limite de exploração de águas subterrâneas, que abastecem grande parte da população cabo-verdiana. Novas técnicas e novos hábitos são necessários
O país está perto do limite de exploração de águas subterrâneas, que abastecem grande parte da população cabo-verdiana. Novas técnicas e novos hábitos são necessáriosO presidente da República de Cabo Verde alertou a população, a 16 de Julho,para a questão do desperdício de água, avança a agência Inforpress. Pedro Pires apontou para critérios importantes na gestão de recursos hídricos: racionalidade, poupança na produtividade e eficácia no seu uso. assegura que existem muitas perdas e desperdícios no sector. a resposta ao problema está, segundo o mesmo, na introdução de novos equipamentos e hábitos, assim como no desenvolvimento da reciclagem de águas residuais. Tratam-se medidas igualmente adaptáveis à agricultura, à protecção de reservas naturais e à gestão das orlas marítimas.
a deficiente informação sobre a quantidade de água disponível e sobre o seu valor tem contribuído para uma má gestão. Pedro Pires considera que deve haver um equilíbrio entre a protecção deste recurso e as necessidades económicas, sanitárias e sociais. actualmente, a população mundial consome mais de metade da água doce disponível no planeta. Receia-se que dentro de duas décadas, ao mesmo ritmo, já só restem 10 por cento de água potável para as outras espécies. Cabo Verde aproxima-se do limite máximo de exploração de águas subterrâneas. Estassão amaior fonte de aprovisionamento de água, em Cabo Verde.