as violações são um grave problema das mulheres e adolescentes em regiões conflituosas. as vítimas são surpreendidas por soldados e abusadas ou tornadas escravas sexuais
as violações são um grave problema das mulheres e adolescentes em regiões conflituosas. as vítimas são surpreendidas por soldados e abusadas ou tornadas escravas sexuaisMembros do exército congolês responsáveis porviolências sexuais sobre mulheres e adolescentes devem ser punidos. Tolerância zero para esses homens é o que defende a Human Rights Watch’ (HRW). a organização de defesa de Direitos Humanos divulgou recentemente um relatório sobre crimes sexuais cometidos no Congo, com especial incidência na região norte do país e no Sul-Kivu. Debruçou-se em particular sobreo chamado 14º comando’ do exército. apesar de serem registados ligeiros avanços na penalização de alguns soldados, os oficiais e altos responsáveis do exército continuam impunes.
Segundo dados das Nações Unidas avançados pela HRW, 7703 casos de violência sexual foram registados na região de Kivu, em 2008. a grande maioria foram praticados peloexército ou rebeldes, em jovens. Os tribunais militares só condenaram 27 soldadose nenhum comandante ou general foi responsabilizado. Somente, um coronel acusado de ter violado quatro raparigas, foi detido a 7 de Maio de 2009. Evadiu-se passado dois dias.
Para acabar com os crimes sexuais, a organização aconselha o governo congolês a criar uma secção para o estudo individual de cada soldado e o afastamento do exército de todos aqueles que tivessem cometido violências do género. aconselha ainda que sejam melhoradas as condições de vida e o salário dos soldados e reforçado o sistema de justiça militar.