a situação dos direitos humanos piorou desde da expulsão do presidente constitucional. Centenas de pessoas detidas, jornalistas mortos, informação barrada, entre outros casos ocorrem no país
a situação dos direitos humanos piorou desde da expulsão do presidente constitucional. Centenas de pessoas detidas, jornalistas mortos, informação barrada, entre outros casos ocorrem no paísGraves violações aos direitos humanos têm sido registadas, em Honduras, desde o golpe de estado de 28 de Junho. Detenções, execuções, violência, ameaças, censura, e outras situações são denunciadas num relatório do Comité de Familiares de Detidos Desaparecidos hondurenho (Cofadeh), citado pela agência adital, divulgado a 15 de Julho. a associação assinala 1155 casos, no total. Destaca a morte de um jovem de 19 anos, morto durante as manifestações. Quanto às detenções, a Cofadeh aponta para 1046 pessoas presas durante os protestos ou por se encontrarem na rua após o toque de recolher.
Dezenas de estrangeiros, também, foram presos, nas últimas semanas em Honduras. O relatório acusa o estado de incentivar a discriminação de pessoas de outras nacionalidades, particularmente os nicaraguenses, venezuelanos, e salvadorenhos. a conturbada situação política que o país atravessa também afectou seriamente a liberdade de imprensa e o direito à informação. Controlo sobre vários meios de transmissão de informação, interrupções de emissões e o assassínio, ameaças e detenção de váriosjornalistas constam no relatório.