Nos dias 17 e 18 de Julho de 1999, realizou-se em Fátima um encontro de Jovens Missionários da Consolata (JMC) dos 3 centros, Águas Santas, Fátima e Cacém
Nos dias 17 e 18 de Julho de 1999, realizou-se em Fátima um encontro de Jovens Missionários da Consolata (JMC) dos 3 centros, Águas Santas, Fátima e CacémEstes JMC’s vinham de uma caminhada de discernimento e reflexão sobre a sua vocação missionária Consolatina, e juntaram-se para decidir que resposta/rumo dar às suas ânsias de servir a Missão. a eles juntaram-se o padre Tobias Oliveira, na altura, Superior do Instituto Missionário da Consolata(IMC) de Portugal, o padre Zé Martins, responsável pela animação missionária vocacional (aMV)e o padre José Matias, superior do seminário de Águas Santas.
Durante este fim de semana foram estudados alguns documentos referentes ao laicado missionário da Consolata, fez-se um primeiro esboço de estatutos e começaram-se a delinear planos formativos e de acção.
Estavam criados os Leigos Missionários da Consolata (LMC). Eram 17 elementos, distribuídos pelas comunidades de Águas Santas, Fátima e Cacém. Passaram-se 10 anos desde esse fim de semana. Hoje são 28 os LMC portugueses; 3 casais já partiram em missão, 1 casal encontra-se actualmente em missão e uma leiga prepara-se para partir em missão.