a Rússia perdeu uma reconhecida jornalista, ao serviço da luta pelos direitos humanos. Natália debruçou-se particularmente sobre os crimes cometidos contra civis da Chechénia
a Rússia perdeu uma reconhecida jornalista, ao serviço da luta pelos direitos humanos. Natália debruçou-se particularmente sobre os crimes cometidos contra civis da ChechéniaNatália Estemirova, activista dos Direitos Humanos (DH) foi encontrada morta ontem, 15 de Junho. a jornalista estava ao serviço da Memorial, reconhecida organização de DH na Rússia. Tinha sido raptada, pela manhã, por um grupo de homens desconhecidos e armados que a forçaram a entrar num carro. Natália foi encontrada algumas horas depois, já sem vida e com sinais de maus-tratos pelo corpo, numa floresta de Inguchétia, uma das mais pobres regiões do país.
a organização de defesa de Direitos Humanos norte americana, Human Rights Watch, acredita, firmemente, que o crime esteja relacionado com o trabalho desenvolvido pela activista. Natália tinha recebido várias ameaças. Investigava casos muito sensíveis e ficou conhecida por relatar sequestros, execuções, torturas, e outros crimes cometidos contra a população da Chechénia.
Em 2004, a jornalista tinha sido nomeada para o Prémio de Direitos Humanos Sarajov’, entregue pelo Parlamento Europeu. Colaborou com a famosa jornalista russa, anna Politkovskaya, assassinada em 2006, que fez a cobertura da guerra da Chechénia. O presidente russo, Dmitry Estemirova, demonstrou a sua indignação perante o assassínio da defensora dos direitoshumanos e ordenou a investigação do caso. Inquéritos anteriores sobre crimessemelhantes não foram bem sucedidos.