6 acampamentos regionais de núcleo do Corpo Nacional de Escutas, envolvem 8. 500 participantes em actividades do norte a sul do país e ilhas
6 acampamentos regionais de núcleo do Corpo Nacional de Escutas, envolvem 8. 500 participantes em actividades do norte a sul do país e ilhasO XVI aCaREG (acampamento regional) e 1º Jamboree do Mar, na região de aveiro vai mobilizar 2. 100 escuteiros sob o lema Novos céus e nova terra, de 31 de Julho a 6 de agosto. O XII Jamboree açoriano decorre no mesmo período e junta 2. 000 no parte à descoberta.
Em Lisboa, o acampamento regional terá a participação de contingentes de angola e São Tomé e Príncipe. São 2. 000 Homens novos para uma nova humanidade, com actividades na primeira semana de agosto.
além destes três grandes grupos, muitas regiões escutistas do país pertencentes ao Corpo Nacional de Escutas (CNE) realizam actividades que juntam os escuteiros pertencentes a essas mesmas regiões (actividades denominadas aCaREG) ou núcleos (actividades denominadas aCaNUC). Coimbra, Porto e Portalegre/Castelo Branco são as outras três regiões onde vai haver actividades. Elas vão mobilizar respectivamente 1. 900, 200 e 200 escuteiros.
Durante alguns dias, os escuteiros vivem sob um determinado tema que tem vindo a ser preparado há largos meses por todos os participantes. É uma oportunidade de conviver com os outros escuteiros da sua região, que apenas é possível realizar-se com intervalos de alguns anos.
O Corpo Nacional de Escutas éa maior associação juvenil portuguesa, inserida e enquadrada no maior movimento juvenil mundial. Em Portugal conta com um efectivo de 60 mil jovens e de 9 mil adultos. Está implantado através de mais de 1. 000 agrupamentos espalhados por todo o continente e regiões autónomas.