indígenas e agricultores guatemaltecos participam numa marcha pacífica na capital contra a exploração mineira e a construção de uma fábrica de cimento no país
indígenas e agricultores guatemaltecos participam numa marcha pacífica na capital contra a exploração mineira e a construção de uma fábrica de cimento no paísOs mais de dez mil habitantes de San Juan Sacatepéquez percorrem a cidade até à casa presidencial, depois de, na segunda-feira, 13 de Julho, terem percorrido os 35 quilómetros que separaram a localidade da capital (cidade da Guatemala). Já não queremos mais diálogo a não ser que se impeça a actividade mineira e construção da fábrica, disse Daniel Pascual, dirigente do protesto, citado pela Lusa.
No protesto realizado a 23 de Junho de 2008, em San Juan Sacatepéquez, um agricultor foi morto e 43 foram detidos. O governo guatemalteco declarou o estado de prevenção por 15 dias para garantir a segurança da população.
a contestação contra a instalação da fábrica da empresa Cementos Progreso começou em Dezembro de 2007. O primeiro confronto causou 12 polícias feridos e 17 agricultores detidos.