O ex-presidente sul-africano pede 67 minutos de voluntariado, no dia 18 de Julho. apela as pessoas a lutarem por um mundo melhor, no ‘Dia Mandela’
O ex-presidente sul-africano pede 67 minutos de voluntariado, no dia 18 de Julho. apela as pessoas a lutarem por um mundo melhor, no ‘Dia Mandela’O Prémio Nobel da Paz, Nelson Mandela,apela as populações de todo o mundo a praticarem o bem, no dia do seu aniversário, avança a revista Jeune afrique. O primeiro presidente negro da África do Sul deseja que o seu 91º aniversário seja ocasião para motivar as pessoas a construírem um mundo melhor. São 67 minutos dedicados ao bem, pelos seus 67 anos de luta pela igualdade, no país que dirigiu, entre 1994 e 1999.
Em abril, a fundação com o seu nomedecidiu criar um Dia Mandela’. O próprio explica que não se trata de um feriado, mas sim um dia dedicado ao voluntariado. Esperamos que as pessoas dediquem o seu tempo e se esforcem pela melhoria das condições de vida da comunidade em que se inserem, confessou Mandela. Trata-se de um esforço conjunto, tal comoo trabalho quedesenvolveupela liberdade e em nome da justiça.
Nelson Mandela é uma grande figura da política sul-africana. Liderou a luta contra o apartheid, regime político racista, adoptado no país,em 1948 e abolido em 1990. O mesmo determinava que as pessoas de raça negra teriam de viver separadas da população branca, detentora do poder. Mandela foi considerado pelo governo sul-africano, de então, como um terrorista, o que olevou aficar preso durante longos anos. Esteve detido entre 1962 e 1990. Foi Premio Nobel pela Paz, em 1993, juntamente com o presidente Frederik de Klerk que ordenou a sua libertação.