Centenas de palestinos morreram, durante os confrontos entre o exército israelita e o Hamas. Uma organização acusa os soldados de terem atacado pessoas, de forma indiscriminada
Centenas de palestinos morreram, durante os confrontos entre o exército israelita e o Hamas. Uma organização acusa os soldados de terem atacado pessoas, de forma indiscriminadaUm relatório da organização Quebrando o silêncio’, baseado em testemunhos anónimos de 25 soldados israelitas, denuncia abusos contra civis palestinos, na faixa de Gaza. acusa o exército de Israel de não terdiferenciado os civis dos combatentes, nos confrontos com o grupo palestino, Hamas, e de os terusado como escudo humano [protecção], na realização de buscas em estabelecimentos perigosos. Segundo o documento, citado pela BBC, orgão britânico, os soldados recebiam ordens para atirar contra qualquer prédio e qualquer pessoa suspeita. Foram ensinados a pensar que: Em guerras urbanas, qualquer um é inimigo, não há inocentes.
O exército nega as acusações queconsidera sem fundamento, por nãoserem identificadasas fontes. Defende a realização de uma investigação mais aprofundada sobre a questão e afirma que os soldadosforam cuidadosos com a segurança das populações. a organização responsável pelo estudo confirma que as tropas israelitas distribuíram folhetos aos civis com a informação das zonas que seriam invadidas.
Os responsáveis peloestudo asseguram, no entanto, que os relatos são sérios e chocantes. Faz um apelo aos líderes israelitas e à própria sociedade para que confirmem os factos relatados no documento. Outras organizações de direitos humanos já tinham apontado, anteriormente, para graves crimes cometidos contra civis, em Gaza.