apesar do líder boliviano responsabilizar os EU a pelo golpe de estado, espera-se um renovar das relações latino-americanas. Bolívia e Urugai condenam situação Política de Honduras
apesar do líder boliviano responsabilizar os EU a pelo golpe de estado, espera-se um renovar das relações latino-americanas. Bolívia e Urugai condenam situação Política de Honduras a seguir à Venezuela e Cuba, é a vez da Bolívia demonstrar apoio ao líder hondurenho, Manuel Zelaya, pela voz do seu presidente. Durante a visita de algumas horas ao Urugai, Evo Morales acusou os Estados Unidos da américa (EUa)de estarem ligados à expulsão de Manuel Zelaya. Tenho informação de primeira que o império, mediante o Comando Sul dos Estados Unidos, fez um golpe de Estado em Honduras , afirmou Morales, segundo a agência Reuters.
Dias antes, o presidente boliviano tinha apontado paraa influência dos narcotraficantes na actualcrise política de Honduras. Os dirigentes da Bolívia e do Urugai manifestaram o seu apoio ao presidente deposto, num comunicado. afirmam não reconhecer nenhum outro governo, considerando a situação uma agressão, uma provocação.
Especialistas defendem que os EU a podem aproveitar o momento para iniciar uma nova era nas relações latino-americanas. O apoio demonstrado por Barack Obama, presidente norte-americano a Manuel Zelaya marca um importante passo nesse sentido. O governo Obama pôde tirar proveito deste momento para mostrar que este não é o governo Bush e esta é uma nova era, afirmou Julia Sweig, responsável por Estudos Latino-americanos, em Washington, segundo a mesma fonte.