O Conselho Português para os Refugiados elogiou o esforço do Estado para garantir protecção a quem precisa dela, no caso de vistos concedidos a refugiados, em 2008
O Conselho Português para os Refugiados elogiou o esforço do Estado para garantir protecção a quem precisa dela, no caso de vistos concedidos a refugiados, em 2008O estatuto de refugiado foi concedido a 12 pessoas. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) concedeu 70 autorizações de residência por razões humanitárias, maioritariamente a cidadãos de países africanos, mas também a sul-americanos e asiáticos.
Mónica Farinha, jurista do Conselho Português para os Refugiados, manifestou à Lusa a satisfação pelo facto de ter sido concedida protecção a 82 pessoas, dos 160 pedidos apresentados no ano passado. Nos anos anteriores, diz a responsável a proporção entre os pedidos de asilo e de autorizações de residência foi menor.
Mas mais importante do que as avaliações estatísticas é que as pessoas que precisam de protecção a obtenham. E nesse aspecto o Estado português tem feito um grande esforço para garantir a protecção a quem precisa dela, sublinhou.