Milhares de deslocados, por causa dos conflitos; pirataria; raptos frequentes. Os conflitos na Somália e a insegurança aumentam a cada dia, particularmente na capital
Milhares de deslocados, por causa dos conflitos; pirataria; raptos frequentes. Os conflitos na Somália e a insegurança aumentam a cada dia, particularmente na capitalDois jornalistas franceses foram raptados por um grupo de homens armados, em Mogadíscio. Uma dezena de indivíduos invadiram o hotel onde se encontravam os dois estrangeiros e imobilizaram os seguranças, informa o jornal francêsLe Monde. Orapto terá sido premeditado, pois os sequestradores dirigiram-se directamente ao quarto dos repórteres.
Ocorrem frequentemente raptos de jornalistas ou voluntários de organizações humanitárias por grupos armados. Uma jornalista canadiana, amanda Lindhout, e um fotógrafo australiano, Nigel Brennan, estão prisioneiros de um grupo de rebeldes desde o dia23 de agosto. Quatro membros de uma organização não governamental francesa,sequestrados em Novembro, continuam presos.
a Somália é um dos países mais perigosos do mundo,nomeadamente para cidadãos estrangeiros. Na classificação para 2009 da Global Peace’, indicador da paz no mundo, a Somália obteve o 142º lugar entre 144 países. Mais perigosos só o Iraque e o afeganistão. Trata-se de um país que vive em guerra civil desde 1991. além dos raptos, têm sido noticiados diversos ataques de piratas na região do Corno de África, que engloba a Somália. Os confrontos entre as forças governamentais e grupos rebeldes como o al-Shabaab’, com particular incidência na capital, obrigam milhares de somalis a fugirem.