Centro inaugurado para vítimas de violência infantil, doméstica e de género na capital do país. assistência médica, jurídica e psicossocial será garantida
Centro inaugurado para vítimas de violência infantil, doméstica e de género na capital do país. assistência médica, jurídica e psicossocial será garantidaVítimas de violência infantil, doméstica e de género no Ruanda vão ter agora a possibilidade de acesso ao apoio e serviços de que necessitam, num novo balcão único, que irá abrir no centro da capital, Kigali, graças a uma parceria entre as autoridades nacionais e várias agências das Nações Unidas.
O centro de Isange – assim se chama, o que significa sejam bem-vindos e livres, em Kinyarwanda, a língua ruandesa – vai oferecer assistência médica, jurídica e psicossocial a sobreviventes de violência num ambiente confortável e confidencial, de acordo com um comunicado emitido pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM, na sigla inglesa).
Num estudo recente da UNIFEM e da Universidade Nacional do Ruanda sobre violência sexual e de género, as vítimas relataram que a forma como estão instaladas a polícia, os hospitais e os tribunais não transmitem a atmosfera adequada ao relato da violência.