«é fundamental reencontrar o vigor da originalidade da acção Católica». Esta é uma das conclusões do Conselho nacional da acção Católica Rural (aCR)
«é fundamental reencontrar o vigor da originalidade da acção Católica». Esta é uma das conclusões do Conselho nacional da acção Católica Rural (aCR) a espiritualidade secular, a sua mística de acção pessoal, o seu rosto de intervenção social organizada, que, pela revisão de vida, se torna expressão do amor de Deus por cada pessoa e contributo para uma sociedade de cooperação, partilha e harmonia, pode ler-se no comunicado final da reunião.
Os 14 representantes das dioceses do continente e ilhas onde a aCR está presente fizeram uma reflexão sobre a actual situação do movimento. O Fórum comemorativo dos 75 anos da aC dará um mote para a renovação e reestruturação, das bases à coordenação nacional, adianta o Conselho, em comunicado final.
a VII assembleia de delegados, também eleitoral, em 2010, deverá ser ocasião propícia para concretizar novos rumos. Merece, por isso, maior solenidade, sugerindo-se que XI Encontro nacional de adolescentes e jovens seja uma etapa preparatória, adianta a equipa nacional.
No sentido de o Movimento ser decisivo contributo para minimizar os efeitos da crise sentida actualmente, que, além de económica e social, é também civilizacional, ambiental e moral, as preocupações apostólicas da aCR, neste ano, devem enquadrar-se nas preocupações prioritárias da Igreja Portuguesa, defende a associação. Torna-se necessário estilos de vida sóbrios na perspectiva da partilha, iniciativas e soluções locais e o estudo aprofundado da vocação e vocações, defende a aCR.