O núncio apostólico em Portugal assinalou a importância da família e apelou para a importância do seu papel na sociedade actual
O núncio apostólico em Portugal assinalou a importância da família e apelou para a importância do seu papel na sociedade actual a família nasce, pois, desta vocação relacional e dialogal do homem e por isso ela está vocacionada para ser o lugar onde o homem encontra o sentido e a harmonia das diversas dimensões da sua existência, afirmou Rino Passigato. O presidente da peregrinação internacional de Julho lembrou que a experiência mostra que, quando a integração familiar falha, todos os outros aspectos da vida sofrem ou entram em conflito.
O núncio apostólico salienta que, quando um homem e uma mulher decidem unir-se em matrimónio e constituírem uma nova família, não o podem fazer de ânimo leve. Mas sim por um autêntico amor, que não é uma entrega passageira, uma doação definitiva, absoluta, total, madura, responsável, fiel até à morte, frisou.
Reafirmando o valor da família, do matrimónio entre um homem e uma mulher, o presidente da celebração pediu aos fiéis presentes no Santuário que dêem espaço à experiência do amor verdadeiro, por detrás do qual está sempre o mistério da Santíssima Trindade. O casamento cristão tem uma referência necessária e inevitável a Jesus Cristo e, por Ele, à Trindade divina. Ele é o Outro com Quem cada um dos esposos já se relaciona na fé; só Ele pode dar à união amorosa da família cristã a autêntica dimensão do amor, pois só Ele redime o coração do homem.
Lembrando as palavras de Bento XVI, no encerramento do VI Encontro mundial das famílias, em Janeiro, no México, que a família é o fundamento indispensável para a sociedade e para os povos. Ela expressa a dimensão relacional, filial e comunitária, e é o âmbito no qual o homem pode nascer com dignidade, crescer e se desenvolver de modo integral, referiu ainda.