Eugénio Vagni estava prisioneiro de um grupo terrorista, desde Janeiro. a libertação do refém decorreu sem necessidade de intervenção militar
Eugénio Vagni estava prisioneiro de um grupo terrorista, desde Janeiro. a libertação do refém decorreu sem necessidade de intervenção militarUm voluntário italiano da Cruz Vermelha, sequestrado a sul das Filipinas em Janeiro foi libertado no sábado, 11 de Julho. Eugénio Vagni, de 62 anos de idade, tinha sido raptado a 15 de Janeiro 2009 pelo grupo extremista abu Sayyaf, na ilha de Jolo. Os raptores exigiam que o governo retirasse as suas forças da região sul do arquipélago.
O membro da Cruz Vermelha encontra-se em boas condições de saúde, apesar da fraqueza acumulada nos vários meses de aprisionamento. Já contactou com a família, nomeadamente com a sua mulher e filhos, que se encontravam nas Filipinas para acompanhar melhor o caso. além de Eugénio Vagni, tinhamsidoraptados um suíço de 39 anos e uma filipina de 37, quando realizavam uma inspecção numa prisão da ilha de Jolo. ambos já se encontram em liberdade.
O abu Sayyaf’ é um grupo terrorista do sudeste asiático,autordevários raptos,e acusado de terligações com a al-Qaeda, outra organizaçãoresponsável poractos terroristas. O refém foi libertado sem a necessidade de uma operação militar.