autoridades gregas instadas a que “proporcionem acolhimento aos deslocados e cumpram as disposições internacionais de direitos humanos”
autoridades gregas instadas a que “proporcionem acolhimento aos deslocados e cumpram as disposições internacionais de direitos humanos” a polícia grega do porto ocidental de Patras irrompeu num acampamento improvisado e desalojou mais de 200 imigrantes ilegais, maioritariamente afegãos. Demoliu as barracas improvisadas do acampamento provisório onde aguardavam viajar para Itália, informa a organização Médicos Sem Fronteiras.
Um psicólogo membro daquela organização não-governamental (ONG), Jristos Papaioanu, indicou que os polícias gregos prenderam alguns ilegais e que 15 imigrantes menores com documentos de viagem foram alojados em hotéis da região. acrescentou que outros 44 foram transferidos para centros de acolhimento situados noutros pontos da Grécia.
a ONG está muito preocupada com o destino das pessoas que ficaram sem tecto , depois de recentemente um incêndio ter destruído totalmente o acampamento em que residiam. É um grupo de pessoas vulnerável que necessita de assistência médica e psicológica , confidenciou o médico, que trabalhou durante meses com os clandestinos.
Papaioanu apelou às autoridades gregas para que proporcionem acolhimento aos deslocados e que cumpram as disposições internacionais de direitos humanos . O ministro grego do Interior, Prokopis Pavlopulos, anunciou hoje, 13 de Julho, que vão ser criados cinco centros de acolhimento para os imigrantes ilegais que cheguem à Grécia. Só em 2008, o número atingiu 146 mil.