Jornalista sudanesa acusada de andar vestida de forma “indecente” – com calças – pode ser condenada pelo tribunal a 40 chicotadas
Jornalista sudanesa acusada de andar vestida de forma “indecente” – com calças – pode ser condenada pelo tribunal a 40 chicotadasSe for condenada por crime contra a ordem e moral pública do seu país, a jornalista sudanesa Lubna ahmed al-Hussein poderá vir a sofrer uma pena de 40 chicotadas. a jornalista escreve regularmente para o jornal de esquerda al-Sahafa e trabalha para a missão das Nações Unidas no Sudão, refere a agência Lusa.
a polícia prendeu Lubna ahmed al-Hussein, no início de Julho em Cartum, capital do Sudão, quando se encontrava no interior de um restaurante. Os polícias pediram a todas as mulheres vestidas com calças para os acompanharem. Passados dois dias, dez foram convocadas pela esquadra do centro da cidade onde tiveram de se deslocar para levar 10 chicotadas cada uma, disse a jornalista.
as outras três mulheres, entre elas Lubna ahmed al-Hussein, foram acusadas de violar o artigo 152 do código penal sudanês, que prevê uma pena de 40 chicotadas para quem cometa um acto indecente, viole a moral pública ou vista roupas indecentes. No Sudão, país maioritariamente muçulmano, contrariamente a outros países islâmicos, as mulheres estão muito presentes na vida pública. Mas as organizações de defesa dos Direitos do Homem denunciam que algumas leis continuam a ser discriminatórias.