Carro armadilhado explode junto a igreja cristã de Bagdade, quando os fiéis saí­am da missa e provoca quatro mortos e 18 feridos
Carro armadilhado explode junto a igreja cristã de Bagdade, quando os fiéis saí­am da missa e provoca quatro mortos e 18 feridosPelo menos quatro civis e 18 pessoas feridas são as consequências de um dos piores ataques contra a minoria cristã do Iraque. Três cristãos e um muçulmano morreram no ataque, segundo relato de um polícia. Fonte hospitalar confirmou o número de vítimas mortais e feridos, segundo a agência Lusa.
Numa outra igreja de Bagdad explodiram à meia-noite de sábado, 11 de Julho, duas outras bombas que não causaram vítimas. Passadas cinco horas, outras bombas explodiram próximo de outras igrejas da capital iraquiana, ferindo oito civis. Duas horas e meia mais tarde, registou-se o ataque com o carro armadilhado contra outra igreja.
antes da invasão do país em 2003, os caldeus, católicos de rito oriental, cerca de 800 mil membros, ou seja, cerca de três por cento da população, constituindo a principal comunidade cristã do Iraque. Em Março, o corpo do arcebispo caldeu de Mossul Faraj Rahu, raptado a 29 de Fevereiro, foi encontrado perto daquela cidade do Norte do Iraque. O arcebispo tinha sido raptado em Mossul (370 quilómetros a Norte de Bagdad) por homens armados que mataram na mesma altura três dos seus guarda-costas.
O Papa Bento XVI disse então esperar que este trágico acontecimento possa, mais uma vez e com maior força, mobilizar o envolvimento de todos em particular e da comunidade internacional para a pacificação de um país tão atormentado . Dois padres da diocese de Mossul estiveram sequestrados durante nove dias em Outubro de 2007. Em Junho do mesmo ano um padre e três diáconos foram abatidos diante de uma igreja da cidade.