Debate “honesto e sem hipocrisia” sobre políticas de imigração, e de combate à pobreza e exclusão social decorre em Lisboa, desde ontem até hoje, 12 de Julho
Debate “honesto e sem hipocrisia” sobre políticas de imigração, e de combate à pobreza e exclusão social decorre em Lisboa, desde ontem até hoje, 12 de JulhoMais de duas dezenas de associações pretendem aprovar um caderno reivindicativo para entregar aos partidos políticos. associações de imigrantes, de defesa das mulheres, dos direitos humanos, anti-racistas e outras que trabalham com as minorias étnicas e lutam contra a pobreza e a exclusão social participam no Fórum pela Cidadania e Justiça Social para dar um contributo sincero das pessoas que sentem os problemas da exclusão na pele , informa a agência Lusa.
a iniciativa procura pôr na agenda política temas que a sociedade civil considera descurados pelos responsáveis políticos. Neste momento difícil para todos, pretendemos estimular uma discussão sobre os problemas que afectam as pessoas que estão excluídas do trabalho, da igualdade de direitos e da participação política, em suma, de uma vida condigna , explicou Timóteo Macedo, da Solidariedade Imigrante (SOLIM).
Os imigrantes continuam a ser duplamente excluídos e discriminados em Portugal. Há milhares de pessoas que se encontram numa encruzilhada de situações totalmente confusas e baralhadas , criticou o dirigente associativo. Os imigrantes continuam a ser duplamente excluídos e discriminados em Portugal. É preciso que o governo defina claramente o que quer, que siga uma política de imigração clara e limpa e deixe de olhar para os imigrantes apenas com um olhar mercantilista e economicista .
a crescente imigração feminina e as situações muito difíceis que as mulheres imigrantes continuam a enfrentar em Portugal serão abordadas por agustina Pena, da direcção da União de Mulheres alternativa e Resposta (UMaR), no painel Que políticas de imigração? . Dando como exemplo a violência doméstica, agustina Pena lembra as dificuldades acrescidas que as mulheres estrangeiras em situação irregular têm para fazer uma denúncia .
José Falcão, do SOS Racismo, porá na mesa o direito de voto dos imigrantes. É um tema especialmente importante quando ainda faltam duas eleições, das quais 500 mil pessoas continuarão excluídas . No fórum vão ser apresentados os primeiros subscritores de uma petição pelo direito de voto que circula na Internet há algum tempo e que já foi subscrita por mais de 150 dirigentes de várias associações .