a Orquestra Clássica do Centro actuou ontem à noite, dia 10, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, tendo como tema a 9º Sinfonia ” a Coral” de Beethoven
a Orquestra Clássica do Centro actuou ontem à noite, dia 10, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, tendo como tema a 9º Sinfonia ” a Coral” de BeethovenPara os apreciadores de música clássica é uma obra marcante deste autor, mas também de toda a música precursora do romantismo.
Com 65 músicos (sendo um grupo de 30 alemães), 40 vozes do coro Coimbra aeminium e ainda solistas vocais de ambos os países.
a execução desta obra atingiu requintes de perfeição durante cerca de hora e meia em que a música que, diríamos celestial, ecoou naquele auditório de Fátima e encheu o ego dos presentes.
Destaque merecido vai para a Ode à alegria – Freude do poeta e filósofo Friedrich Schiller, momentos inesquecíveis pela vivacidade e entrosamento entre a música e o canto, um espectáculo dentro de outro espectáculo, o mesmo se poderá dizer do maestro Virgílio Caseiro, que dirigiu a orquestra.
abracem-se milhões! / Enviem este beijo para todo o mundo! / Irmãos, além do céu estrelado / Mora um Pai amado.
É uma mensagem a reter por todos aqueles que tiveram o privilégio de estarem presentes neste evento, mas também para quantos – mesmo sem apreciar a música – têm o desejo da paz e do amor como objectivo.
O Santuário de Fátima carece de uma palavra de simpatia e agradecimento por ter proporcionado uma sessão de tal qualidade, pena foi que a aderência do público não correspondesse a esse intento.
Não é frequente termos oportunidade de assistir a espectáculos com estes atributos, tal apenas costuma suceder nas grandes cidades, pela preocupação e sensibilidade dos promotores desta iniciativa, os nossos parabéns.