a defesa e a promoção da vida, o direito à objecção de consciência foram alguns dos temas abordados durante a audiência de Bento XVI e Barack Obama
a defesa e a promoção da vida, o direito à objecção de consciência foram alguns dos temas abordados durante a audiência de Bento XVI e Barack ObamaNo centro do encontro estiveram temas de politica internacional, bem como os resultados da cimeira do G8 que decorreu em L’aquila. O Papa e o presidente dos Estados Unidos da américa (EUa) abordaram as perspectivas de paz no Médio Oriente sobre as quais se registam convergências.
Numa conversa privada que durou 40 minutos, Obama destacou os esforços do Pontífice para acabar com o conflito árabe-israelita, e expressou asua admiração pelos esforços da Santa Sé e do Papa em promover a paz na região, indicou Denis McDonough, conselheiro para assuntos de Segurança Nacional dos EUa.
O presidente americano salientou que todos os lados têm responsabilidades neste esforço e apelou a que o Santo Padre continue a transmitir uma mensagem da paz para o Médio Oriente.
O diálogo entre as culturas e as religiões, a crise económico – financeira a nível global e as suas implicações éticas, a ajuda ao desenvolvimento sobretudoà África e à américa Latina e o problema do narcotráfico foram também temas analisados. Obama seguiu para o Gana, em visita oficial.