O alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) e o Peace Research Institute in the Middle East (PRIME) foram os vencedores do Prémio internacional Calouste Gulbenkian 2009
O alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) e o Peace Research Institute in the Middle East (PRIME) foram os vencedores do Prémio internacional Calouste Gulbenkian 2009É fundamental que nos dias de hoje se distingam as organizações que trabalham em prol dos direitos humanos, pelo respeito inter-cultural e inter-étnico, afirmou o presidente da Fundação Calouste Gulbenkian . Emílio Rui Vilar salienta que o aCNUR e o PRIME são dois excelentes exemplos de esforços meritórios desenvolvidos em contextos extremamente difíceis, focando-se tanto numa área de conflito bem definida (Israel-Palestina) como numa tragédia global sem fronteiras que provoca milhões de refugiados por todo o mundo.
O júri do prémio destacou as grandes repercussões humanitárias destes dois projectos desenvolvidos em condições de extrema conflitualidade, revela a Lusa. Jorge Sampaio, Fernando Henrique Cardoso, o príncipe Hassan bin Talal, Hubert Vedrine, Vartan Gregorian e Gomes Canotilho são os elementos do grupo avaliador.
Com a atribuição deste galardão fica completa a lista dos vencedores 2009 dos Prémios Gulbenkian em diversas categorias: Vera Mantero (arte), Chapitô ( Beneficência), Fundação CEBI e Obra do Padre américo ( Educação) e Maria João Saraiva (Ciência). a entrega dos prémios, (cada um no valor de 100 mil euros) realiza-se a 20 de Julho, na sede do Instituto.
O PRIME é uma organização não-governamental israelo-palestiniana criada em 1998 com o propósito de promover a coexistência, a construção da paz, a reconciliação e o respeito inter-cultural entre os dois povos. O aCNUR tem estabelecido parcerias com organizações governamentais e não-governamentais para melhor responder aos problemas dos refugiados. Neste momento, a sua ajuda abrange mais de 34 milhões de pessoas.