a solução para a crise de Honduras passa pelo regresso de Zelaya ao poder, defende óscar arias. a constituição deve ser base para o restabelecer da ordem
a solução para a crise de Honduras passa pelo regresso de Zelaya ao poder, defende óscar arias. a constituição deve ser base para o restabelecer da ordemO diálogo entre Manuel Zelaya e Roberto Micheletti, mediado por Óscar arias, presidente de Costa Rica, avizinha-se mais complicado do que seria esperado. O dirigente costarriquenho foi Prémio Nobel da Paz pelos resultados obtidos na mediação de conflitos, na américa Central. O facto das duas partes [presidente destituído e o presidente actual] manterem fortemente as suas posições dificulta as negociações. Zelaya afirma que o seu cargo, enquanto presidente legítimo de Honduras não será discutido. Micheletti não aceita o regresso do governante constitucional ao país, a não serpara ser julgado em tribunal.
O chefe de estado, expulso de Honduras, esperava um pedido de desculpas da outra parte. Por seu lado o Micheletti, nomeado presidente peloparlamento hondurenho, aceitou estar presente na reunião para amenizar uma complicada situação política, contestada por milhares de cidadãos. a reunião acabou por decorrer, separadamente, na residência presidencial do presidente Óscar arias, em Costa Rica. O Prémio Nobel que esperava um resultado satisfatório, confessou que o processo será mais demorado do que o esperado. O chanceler costarriquenho, Bruno Stagno, considerou positivo este primeiro passo. Demonstra um sinal de avanço.
Óscar arias continuará como mediador das conversações. Considera que a solução para a crise política de Hondurasdeve apoiar-se na constituição e passar pelo retorno ao poder de Zelaya. Durante o encontro, a residência presidencialfoi vigiada por mais de uma centena de polícias.