Os países do G8 e os outros países convidados para a cimeira de L’aquila comprometeram-se a mobilizar 10. 8 mil milhões de euros para garantir a segurança alimentar no mundo
Os países do G8 e os outros países convidados para a cimeira de L’aquila comprometeram-se a mobilizar 10. 8 mil milhões de euros para garantir a segurança alimentar no mundo a declaração comum revela que a verba vai ser assegurada, em três anos, para assegurar o desenvolvimento sustentável da agricultura, mantendo a determinação de prestar uma ajuda alimentar de emergência. Os líderes manifestam a profunda preocupação com a segurança alimentar mundial, o impacto da crise financeira mundial e a subida dos preços dos alimentos, revela a Lusa.
O texto Iniciativa de L’aquila sobre segurança alimentar lembra que os países mais atingidos são os países menos preparados para fazer face a um agravamento da fome e da pobreza. as iniciativas devem ser concretizadas de maneira sustentável. O texto aponta ainda para a necessidade de estimular o sector privado nos países receptores de ajuda.
O G8, constituído pelos oito países mais industrializados do mundo – alemanha, Estados Unidos, Canadá, Japão, Itália, França, Reino Unido e Rússia -, convidou para a Cimeira de L’aquila as cinco potências emergentes – África do Sul, Brasil, China, Índia e México – e os líderes de seis países africanos – África do Sul, angola, argélia, Egipto, Nigéria e Senegal.