Milhares de dólares pela agricultura e segurança alimentar foram anunciados no último dia do encontro. Os líderes mostram-se preocupados com a subida do preço dos alimentos
Milhares de dólares pela agricultura e segurança alimentar foram anunciados no último dia do encontro. Os líderes mostram-se preocupados com a subida do preço dos alimentosOs dirigentes internacionais reunidos, em Itália, acordaram disponibilizar 15 milhares de dólares, nos próximos três anos, para o desenvolvimento da agricultura, não esquecendo no entanto as imperativas necessidades alimentares. G8 (sete mais ricos e Rússia), G5 (grupo de potências emergentes) e países africanos encontram-se numa cimeira em L’Áquila para debater problemas globais como as alterações climáticas, a crise financeira e a situação do Irão e Coreia do Norte.
Continuamos preocupados com asegurança mundial, o impacto da crise financeira e económica e a subida dos preços dos alimentos que afecta os países mais pobres, declararam os grupos, de acordo com o jornal francês, Le Monde. O preço dos alimentosaumentou drasticamente,nestes últimos dois anos, remetendo muitos para a fome. O valor monetário da comida, considerado instável e histórico pelos dirigentes, é responsável por graves crises alimentares, em vários países. a pobreza das populações não lhes permite compraro que comer.
a segurança alimentar e a ajuda aos mais pobres estiveram no centro do debate do último dia de encontro (hoje) das grandes potências económicas. Velhas promessas, segundo a revista Jeuneafrique que lembra o encontro do G8 em 2005, na Escócia. as Nações Unidas e União africana revelam que somente um quarto da quantia prometida, na época, foi disponibilizada. Hoje, sexta 10 de Julho, estiveram presentes representantes da argélia, angola, Egipto, Etiópia, Líbia, Nigéria, Senegal, África do Sul, e uma delegação da União africana.